domingo, 18 de abril de 2010

FAZER CULTURAL


Um dos movimentos culturais mais ricos já criados em São Paulo – o Movimento Popular de Arte (MPA)

“Nas décadas de 70 e 80, a cada final de semana São Miguel era tomado por poetas, artistas plásticos, animadores e produtores culturais, que se reuniam para apresentar suas criações. Eram promovidos shows, peças teatrais, saraus de poesia, exposições de arte... Os artistas vanguardistas ora estavam na Benedito Calixto, em Pinheiros, ora na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, no bairro da Zona Leste”,

História – O MPA surgiu no final dos anos 70, em São Miguel Paulista, a partir da pesquisa de Antonio Arantes e Tadeu Giglio, antropólogos da Unicamp, para a revitalização de sítios históricos de bairros da cidade de São Paulo. A partir daí, surgiu da necessidade de se abrir espaços para abrigar a produção artística local e ter um centro aglutinador e irradiador da cultura produzida na região, fomentando-a por meio dos veículos de comunicação de massa.



Entre os projetos desenvolvidos pelo MPA destacam-se: 1ª Mostra de Arte na Capela Histórica, Praça Popular de Arte, Passeata Poética, Projeto Outras Caras, Casa do MPA, Caderno de Poesia, 1º Encontro de Movimentos Culturais da Cidade, que resultou na implantação de dois centros culturais; atividades na Praça do Forró, MPA Circo – Picadeiro Cultural e a gravação de um disco coletivo.

Como será maravilhoso resgatar esse ambiente cultural, essa voracidade pelo fazer cultura, que ficou adormecida em algum lugar do passado. Eu, Adilson Ferreira dos Santos, diretor cultural da Associação beneficente Camargo Novo, convido a todos que de forma direta ou indireta, estão envolvidos com o fazer  cultural de nossa comunidade, a tomar parte neste novo desafio que é o resgate dos valores que moviam as pessoas a botarem pra fora toda criatividade interior, através de várias manifestações culturais tais como, arte plástica, teatro, música, poesia, dança e infinita forma de expressão artística, que hoje com certeza pulsa nas veias e no coração da juventude que deseja ardentemente um espaço e uma oportunidade para demonstrar o talento e a vocação artística para enriquecimento de nossa cultura. Estou colocando a disposição de todos os interessados em realizar manifestações culturais, incluindo músicos, atores, pintores, caricaturistas, animadores e produtores culturais, cantores e outros para falar do assunto,  elaborar propostas, sugerir iniciativas e desenvolver projetos. Estarei todas as terças e sextas feiras das 14h00 as 17h00 na sede da Associação Beneficente Camargo Novo, para recepcionar, analisar  e encaminhar, projetos, propostas, sugestões e iniciativas no sentido de dinamizar as idéias culturais que fluírem das mentes criativas. Venham, enviem e-mails, telefonem, utilizem de todos os meios possíveis e imaginários para que juntos, provoquemos um novo despertar do fazer cultural no Jardim Camargo Novo e Adjacências.

Quando: Terças e sextas feiras
Onde: Na sede da Associação Jardim Camargo Novo
Horário: das 14h00 as 17h00
Quem: Adilson Ferreira dos Santos (diretor cultural)

Tel. 8084-0718
Adilson
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário